domingo, 28 de abril de 2013

Resenha - Enigma na Capela Real

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu vim fazer uma resenha de um livro que vocês provavelmente não conhecem, ele é um livro legal porém alguns pontos eu notei depois de relê-lo. 

Informações Técnicas 

                                                      

Título Original: Enigma na Capela Real 
Autor: Ana Cristina Massa 
Editora: Biruta 
Avaliação: Muito Bom 

Sinopse 

5 amigos que adoram resolver mistérios e uma igreja aparentemente misteriosa no centro do Rio de Janeiro. Essa é a história do Enigma na Capela Real. Toda a vida de adolescente de Eugênio transcorria normalmente, escolas, intrigas e livros, porém um dia ao visitar a Igreja do Carmo com seu tio algo passa a intrigar o garoto. Esse então junta-se com seus amigos - Goma, Isabela, Jonas e Sofia - , Os Invencíveis, para poder descobrir o que há de estranho na Capela Real! Uma junção de história do brasil e mistério, que tem como resultado um livro envolvente.

Minha Opinião 

Eu gostei do livro, achei uma leitura divertida e muito fácil. Sério gente, esse livro você pode ler em uma tarde, sabe quando você acaba uma leitura mais pesada e você quer algo realmente leve, recomendo esse livro. Antes de comentar o que não me agrada muito na obra, é necessário explicar que ele é o segundo livro de uma série - Mas Antonio, você está fazendo resenha do 2º, tem que mostrar o primeiro. Calma galera, eu comecei por esse livro por que minha escola pediu o 2º, logo comecei por esse, mas quando li este livros, 2 anos atrás, eu gostei muito da história e entendi perfeitamente, ao longo da história a autora faz menções a fatos ocorridos no primeiro livro - Mistério do Museu Imperial - porém você entende tudo tranquilamente, mas se quiser começar lendo o primeiro, sem problema (alguns dias depois eu peguei o 1º na biblioteca). 

Nessa semana eu achei ele no meu armário e falei, vou ler, queria algo leve e o que percebi é que, às vezes, a autora ¨força¨ um pouco para torná-lo adolescente, retratar tudo o que os adolescentes fazem (na história creio que eles tenham 13 anos), só que a impressão é que o livro foi escrito por um adolescente, um uso enorme de algumas gírias (todas elas com aspas, o que eu não entendi, tipo "Caramba...") e isso eu não gostei muito pois infantiliza o livro, além de que não precisa-se usar 3 pontos de exclamação tantas vezes, isso também infantiliza o livro. 

Outro problema são alguns fatos não muito condizentes com a realidade (tudo bem, é um livro, mas a gente vê o quanto a autora tenta torná-lo próximo da realidade), o fato do grupo de amigos foi muito verossímil, pois acho que na maioria dos grupos de amigos tem alguém nerd como o Eugênio, uma menina meio fresca como a Isadora, um craque como o Jonas, um engraçado como o Goma e alguém meio pé no chão romântico como a Sofia, porém como esses amigos se "encontraram" e formam o grupo que não é lá muito normal, foi assim: Somos 5 adolescentes e o que fazemos na internet, JOGAMOS JOGOS EDUCATIVOS! Gente eu até entendo que tem esse uso na internet mas convenhamos, que adolescente se reúne pra jogar jogos educativos na internet, como se estes fossem super legais; talvez, esse fato decorra de o livro ser direcionado a crianças e acho que tem esse papel mais "educativo". Outra coisa é, 5 adolescentes saem juntos A NOITE PARA O CENTRO DA CIDADE QUE ESTÁ SEM MOVIMENTAÇÃO E ESTA UM BREU! Ok, velha e boa liberdade poética, fantasia, mas gente acho que dá para perceber quando a autora quer tornar o livro fantasia ou educativo parecido com a realidade. 

Enfim, fora as críticas, eu gostei do livro, comprei até outro da coleção (que pelo que me lembro é um pouco mais adulto), recomendo, é uma leitura fácil e não entediante, recomendo também caso você queria dar a um sobrinho ou um primo por que acho que ele vai gostar. O fato da história do livro está interligado com a história do brasil (que eu gosto bastante) tornou o livro mais legal e interessante! Outra coisa bem legal é que o mistério do livro foi baseado em fatos reais, que estão no fim da história, onde tem a página de um jornal com a notícia. Vale lembrar também que a capa é muito bonita e as orelhas são muito legais,com fotos muito maneiras da igreja e de obras de arte. Confiram!

"Caraca, eu só ia dizer...ah, deixa pra lá"  






0 comentários:

Postar um comentário

 

Visitantes