domingo, 19 de maio de 2013

Resenha - Morte Súbita

Olá pessoal, hoje eu trarei a vocês dois livros que eu li no início de Maio. Vamos ao primeiro....

Informações Técnicas: 

Título original: The Casual Vacancy 
Autora: J.K. Rowling 
Editora: Nova Fronteira 
Nº de páginas: 504 

Sinopse: 

Uma cidade de interior. Pessoas normais. Segredos. Realidade. Isso é Morte Súbita. 
O livro contará a história de Pagford, uma cidade fictícia do interior da Inglaterra. Até um momento todos os seus habitantes viviam normalmente, levando suas vidas, até que um personagem morre. Esse personagem era Barry Fairbrother, um membro do conselho local. Devido a morte desse personagem uma série de conflitos são originados, a partir de vários momentos. Podemos ver que todos os personagens tem no mínimo uma ligação com Barry Faibrother e o que J.K. mostra ao longo do livro são as reais opiniões desses personagens, seus segredos, alguns sórdidos, outros corruptos, mas tudo REAL. A morte de Barry deixa uma vaga aberta no conselho (vacância) e essa é o foco político da história. 

Minha Opinião: 

Confesso que o meu interesse para ler este livro era o nome que estava na capa. Sim, ela dispensa apresentações, né pessoal?  Fora o fato de ser um livro escrito pela J.K., eu tinha demonstrado um interesse ao ler a sinopse, consegui o livro e fui ler. J.K. desde o início disse que esse seria um livro adulto, falando de temas adultos, e isso é verdade. Porém alguns temas abordados neste livros podem ser fortes se você não for maduro suficiente (não me considero um adulto da vida, mas se você for criança, passe longe deste livro). Drogas, bullying, sexo e automutilação são alguns dos temas que rondam a vida dos 7 núcleos familiares.  Tudo isso torna o livro pesado; além de um ponto que eu acho que J.K. tenha pecado um pouco (ou talvez a tradução) que é o uso excessivo de palavrões. Ok, existem pessoas que realmente são mal-educadas e de uma frase de 10 palavras, 11 são palavrões, mas é um livro cara! Não precisava! Só de você colocar alguns desses temas o livro já era comprovadamente adulto. Sobre o final (quem leu sabe) eu achei ele bem triste, bem trágico porém, ótimo para finalizar o livro - Nossa Antonio, você é ridículo e sem coração, como gostou desse final triste - Cara eu também fiquei triste com o final, mas o final é REAL e foi isso que eu vi no livro, eu vi coisas REAIS! Sim, existe sexo, existe automutilação e existem segredos e mentiras! Por mais que ao ler esse livro que parecia estar vendo uma novela, eu não queria um final de novela, onde tudo acaba bem. No geral eu gostei do livro, é interessante, abre um pouco sua mente, não te faz refletir muito, porém ele "bota na sua cabeça" o slogan que a Nova Fronteira usou... 


"Todo mundo tem um segredo." 




10 comentários:

  1. Olá Antônio, tudo bem?

    Este livro está aqui na minha lista de leitura... e concodo com você... odeio ler palavrões e também não me importo que o final seja fora dos padrões "viveram felizes para sempre", desde que seja palusível... :)

    depois de ler, vou comentar de novo. rsrs

    Abraços.

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nadja! É realmente ler palavrões não nem um pouco agradável e você verá que o final escolhido para esse livro foi totalmente condizente! Espero que goste de Morte Súbita. Boa Leitura! =D
      Abraços

      Excluir
  2. Olá Antônio.
    Eu comecei a ler esse livro, mas achei o palavreado muitas vezes tão chulo além de algumas descrições desnecessárias que parei de ler. Até tentei retomar mas parei de novo. A narrativa se estende demais em certos detalhes e deixa o texto enfadonho. Por isso parei, se conseguir retomar volto aqui pra comentar. Agora meu intuito é ler tudo de Ágatha Christie. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruth! É, como disse o excesso de palavrões foi um deslize da J.K. Rownling, mas ele até vão diminuindo ao longo do livro! E talvez o palavreado de cunho sexual tenha lhe incomodado também, é confesso que no início foi um choque ler isso em um livro (afinas vemos em novelas e tal, mas não num livro né) mas depois até se acostumei, pois ele "caiu" na realidade, ou seja ficou muito mais verossímil! Mas posso lhe dizer que o livro é realmente bom, mas se você não gostou não force a leitura, pois isso não é bom!
      Em relação a tia Agatha eu quero muito ler o Assassinato no Expresso Oriente (e vários outros hahaha), mas acabo largando! Entretanto a Agatha Christie é incrível!! As histórias são realmente interessantes e eu amo mistério!! Em breve lerei um livro dela, esse mês ou o próximo não sei!!
      Abraço e muito obrigado por comentar! =D

      Excluir
  3. Ei Antonio, tudo bem ?
    Ah, mas agora eu to ansiosa para ler, nem que seja para ficar escandalizada kkkk. Ai eu só assim, li a trilogia cinquenta tons só por que ouvi algumas pessoas dizerem que era muito vulgar(e nao que achei os livros ate legais?). Eu tive que ir la ver (ou seria ler) por mim mesma!
    Eu concordo com você em relação aos palavrões, é uma coisa que me incomoda muito, especialmente por que eu não falo .
    Depois de ler te aviso !
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo Val! E com você? Olha eu realmente não me interesso por 50 tons de cinza, mas por mais que Morte Súbita apresente cenas de sexo, creio que não sejam iguais (nem com o mesmo objetivo) de 50 tons!!
      E sim, palavrões são horríveis de se ler! Ouvir as pessoas falando, por mais que seja ruim, você se acostuma! Mas lendo... acho que J.K. exagerou nesse ponto
      Avise sim!bjos

      Excluir
  4. Olá! Eu realmente fiquei surpresa ao ler esse livro. Eu cresci lendo a saga Harry Potter e, de repente, J.K Rowling escreve um livro completamente diferente do que eu estava acostumada a ler.
    Confesso que fiquei escandalizada no começo, mas depois fui me acostumando. Acredito que ela explorou ao máximo os segredos sórdidos escondidos por pessoas aparentemente comuns. Achei isso mais do que interessante! Além da análise psicológica das personagens, que me deixou fascinada.
    Parabéns pela resenha!
    Abraços,
    http://teoremasimpossiveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Esse livro foi um choque! E olha que eu nem li HP quando era criança (ainda nem terminei de ler a saga kkkkk) e fiquei: "J.K.? É você???" kkkkk Mas também me acostumei, até por que o livro é incrível né!! Acho que pelo fato dela querer explorar todos os segredos, queres explorar o ser humano que é e bem fundo nisso, ela precisou usar da linguagem e das cenas mais "fortes". O jeito como ela misturou realismo, naturalismo e literatura contemporânea foi incrível! É quase impossível não identificar-se com algumas características de alguma personagem!
      Muito obrigado! Abraços

      Excluir
  5. Olá Antônio! Um dos livros que mais desejo ler é Morte Súbita! Não só porque é da maravilhosa J.K.Rowling, mas todas as críticas que vejo sobre ele são positivas e tal. Quanto aos palavrões, eles sempre existem nos livros em inglês, mas os tradutores preferem traduzir por palavras mais moderadas. Parece que isto não aconteceu nessa tradução, e (julgue-me, rsrs) fico até feliz, gosto de traduções fiéis...
    Sua resenha ficou excelente, você tem uma ótima escrita!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, Morte Súbita é muito legal! Recomendo a leitura.
      É, os palavrões sempre existiram né, e bem eu tenho uma noção de que eles devem colocar um pouco demais nos livros lá fora e bem as traduções realmente tentam manter o politicamente correto (até porque lá fora "fuck" = bom dia né)! Mas também gosto de traduções fieis, apesar de não comparar, e esse livro, por mais que tenha tido alguns escorregões, me pareceu claro na tradução! E os palavrões foram usados com genialidade pela J.K. para que ela pudesse criar esse realismo, que era o foco do livro.
      Muito obrigado!! =D
      Abraços

      Excluir

 

Visitantes