segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conversa de Leitor #4

Olá pessoal! Tudo bem? Eu não sei se vocês perceberam, mas este final de semana eu não postei um Top 5, isso porque eu queria trazer uma postagem que já não trazia a um tempo! As nossas discussões; que, na minha opinião, são incríveis, acrescentam muito a mim e espero que traga a reflexão em vocês também. E para começarmos a conversar, eu trouxe um tema que ainda gera polêmica e quero ouvir o lado de vocês. Por isso, vamos falar sobre:

O Preço dos Livros 

Tá aí algo que assusta à todos os CCL's (compradores compulsivos de livros). Já se viu fazendo uma lista de livros e na hora de ver os preços levou um susto? É, isso aconteceu comigo. Quando fiz a minha lista para a bienal sabia que seriam muitos livros e que isso não sairia barato, por isso fui logo nos preços de catálogo e sei que a maioria até já abaixou, mas quis ser realista. O resultado disso foi a minha indignação! Será que somos obrigados a pagar 40 reais para adquirir cultura? Algo que deveria ser barato e de fácil acesso? E desculpe-me, não adianta você só por uma banca com vários livros e disser: pegue de graça e leia! Não é assim! Eu tenho que escolher o que quero, o que me agrada.  Eu sinceramente não acredito que tenhamos que pagar 35, 40 e -pasmem- 50 reais em livros! Por favor, autores, não em entendam mal, eu sei que é o trabalho de vocês e por mais prazer que o trabalho nos proporcione, muitos dependem disso para viver! Temos várias dúvidas em relação aos preços, mas a principal é: Porque tão altos? 
Podemos citar algumas causas né, como: os impostas, as editoras (que por muitas vezes são pequenas e a produção demanda muito dinheiro) ou as livrarias, que por muitas vezes são careiras e não fazem promoções.
Enfim, ser leitor é difícil, demanda, além de tempo, dinheiro. Temos os e-books gratuitos hoje na internet, mas porque não posso ter o físico, pagar o direito autoral? E será que, se os livros fossem mais baratos, haveriam mais leitores no Brasil? Só acho também que os novos livros nacionais poderiam ser mais baratos! Poxa, algumas editoras vendem livros de autores muito promissores a 40 reais! Isso até desanima né!
Agora resta, a mim, esperar pelas promoções da bienal e que as editoras sejam bem legais esse ano! Mas, e vocês leitores, o que acham dos preços dos livros? Abusivos? Já se viram numa situação de altos preços? Não deixem de comentar!
Abraços,
Antonio

2 comentários:

  1. Eu estava justamente pensando nisso...
    Eu nunca fui de comprar livros, sempre leio e-books mas a necessidade de ter o livro na minha estante tem falado mais alto, eu estabeleci umas regras:
    não compro lançamentos e pré-vendas
    aproveito os descontos acima de 50%
    e descobri que o site da Casas Bahia vende livros muito mais baratos que as outras lojas (eu comprei e chegaram em ótimo estado, e muito antes do prazo.)
    Mas há livros que eu quero ler que não estão mais "na moda" que estão muito caros.
    E o caso dos livros nacionais é mesmo um absurdo, eu amo o Pedro Bandeira mas os livros são muito caros.
    Beijooo
    http://entreversoseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos livros que são laçados a preços muito altos entram em promoção constante depois, é só esperar! E por falar em promoção, é só ficar de olho nas livrarias que sempre tem seleção de livros por 9,90, desconto progressivo... Concordo que os livros são muito caros, e não sei porque, mas pelo menos assim o autor ganha alguma coisa né?! kk (você sabe que direitos autorais só são 5, 8, 10% do preço de venda, então se os livros fossem todos bem baratos os autores todos iam morrer de fome).. É triste pra mim, que quero um milhão de livros e não tenho dinheiro pra todos, mas é a vida xD

    Abs
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    P.S.: A Siciliano tem promoções mega legais e a Fnac tem preços muito bons, só que o catálogo não é tãão extenso.

    ResponderExcluir

 

Visitantes