sábado, 3 de agosto de 2013

Resenha - Insurgente

Bem pessoal, eu falei que iria escrever a resenha assim que meu computador chegasse e ele ainda não chegou! Começando a ficar com raiva... Então eu vou começar escrevendo aos poucos e quando terminar eu publico aqui ok! Isso porque resenha é um texto grande! Vale lembrar que agora eu vou utilizar uma nota de x/5 nas resenhas, que valerá como estrelas!

SPOILER ALERT: Essa resenha contém spoilers do livro anterior, Divergente!!!

Informações Técnicas 

Nome Original: Insurgent                                                                 
Autora: Veronica Roth 
Editora: Rocco 
Páginas: 512 
Nota: 5/5  

"Um mundo onde ninguém sabe quem é ou onde pertence? Não consigo nem imaginar isso. Só consigo imaginar o caos e o isolamento que isso provocaria."

Sinopse 


Agora a Erudição é a temida. As facções começam a cair. Tris precisa assistir e lutar contra tudo isso convivendo com o fato de ser uma divergente e não ser afetada pelo que mais planeja Jeanine, as simulações! Ainda da audácia, Tris vai sair numa jornada com seus companheiros tentando deter os planos da líder erudita, descobrir ainda mais alguns fatos sobre sua divergência ainda desconhecidos e terá que lutar pelo seu amor e ainda pior, consigo mesma!  E além de tudo isso Tris tentará descobrir qual é o grande segredo da Abnegação! 

"Será que eu seria mais próxima de Caleb se ele fosse uma menina?" - Prior, Tris Morri de rir com essa frase!

Minha Opinião 

Insurgente começa exatamente do ponto onde Divergente parou, a "galera" num trem indo para a sede da Amizade, é exatamente uma continuação! O primeiro ponto que posso comentar então é o fato de que nesse livro, Veronica nos apresenta as outras facções (Amizade, Franqueza e Erudição) que não tiveram suas sedes apresentadas no livro anterior! Isso foi uma "estratégia" muito boa da parte da autora, pois contribui ainda mais para o nosso imaginário sobre o livro.  

Entretanto, nesse livro, a autora colocou algo que pudesse estragar a trama, na verdade dois algos! Em Divergente nada atrapalha a sua leitura, Tris é uma personagem ótima, cativante, forte e que cresce muito ao longo da trama, porém, nesse livro, Tris é um PORRE! Ela dá muita raiva, ela se torna insegura mas ao mesmo tempo tenta dar uma de decidida, ela fica pensativa demais! Ok, você matou seu melhor amigo mas dane-se, supera cara! O mundo aí fora tá acabando e você preocupada porque matou o Will? Que estava numa simulação!! Isso dá muita raiva!  Outra coisa enfadonha nesse livro é o romance entre Tris e Quatro! Ela conseguiu que o romance (que já era meio meloso no Divergente, porém não atrapalha na história) atrapalhasse a trama inteira! Fica uma coisa tão casal de novela (briga e se ama), uma coisa melosa demais, que você fica com vontade de socar os dois!  

Eu achei um livro um pouco "denso", porém eu gostei! Tem muita morte, muito sangue e muitas brigas, só que isso é muito muito legal! Teve tudo que, para mim, um livro distópico tem que ter! E o melhor é que não é o último livro! Ainda teremos mais um, mas esse tinha um clima de final que vocês só imaginam lendo! Outra coisa muito boa na história foi a importância dos sem-facção, a autora irá nos mostrar ainda mais esse mundo, até então, tratado como insignificante e como o lixo da sociedade! Nesse livro também continuamos com a mesma ideia de que as facções são "perfeitas" (isso para as personagens) e que as pessoas não conseguem e tem medo de viver sem elas, provando a força que uma sociedade pode ter em seus "participantes". Além de tudo isso, teremos a revelação de qual é o segredo!! E para saber, lógico que você terá que ler!

A narrativa de Veronica Roth continua ótima! É uma narrativa que prende você, que flui na leitura, ou seja é aquela narrativa que nós adoramos! Sra. Roth continua com essa mania de ficar fazendo cliffhangers (aquele final que deixa um "o que vai acontecer?"), tanto nos capítulos quanto no final em si! Cara, o que é aquele final! SURPREENDENTE! Ela deixa uma vontade tão grande de ler "Allegiant" que eu estou quase implorando para a editora publicar em outubro aqui no Brasil também! Esse final não é nem um pouco previsível, parece que esse é o último livro, mas a Veronica deixa uma brecha tão grande para uma nova história, e ela vai preencher esse espaço no próximo livro!  

É um livro muito bom pessoal! Eu não posso dizer que é nem melhor nem pior que Divergente, pois ambos tiveram vários pontos positivos (embora esse tenha tido pontos negativos) e são completamente divergentes (ba dum tuss)! Enquanto no primeiro é aquela coisa mais introdutória, conhecemos muito sobre a iniciação da Tris, parecendo até uma escola, só com o estopim da guerra aparecendo no final, no Insurgente, nós encontramos guerras, sangue, alianças, questões políticas e muito mais, que não temos em Divergente (ou que aparecem muito pouco). Por mais que eu tenha tido as minhas críticas (que são um pouco pessoais, pois muitos amam romances melosos) o livro é bom e merece sua nota, pois a autora consegue suprir esse romance mais chato, essa Tris que dá raiva (Spoiler - Só marque se já tiver lido Insurgente: e só resolve agir nos últimos capítulos, bem lá nos últimos!) e que te faz querer dar uma soco no meio da cara dela, a autora constrói uma história tão boa, tão envolvente, que te faz até ignorar esses fatos! Insurgente, recomendado!  


"Medo - diz ela - é mais poderoso do que dor." 
"Temos um inimigo em comum, mas será que isso nos torna amigos?" 
"Parte de mim quer se aproximar do rosto dela e dizer: Rá!" 
"[...] às vezes, as pessoas que você oprime tornam-se mais poderosas do que você gostaria." 
"Às vezes, sinto que estou colecionando lições que cada facção tem a me ensinar e guardando-as em minha mente, como um guia para me virar no mundo."


 


É isso pessoal! Espero que tenham gostado; se já leram esse livro, me contem o que acharam! E desculpe por tantas quotes, é que esse livro é cheio de várias frases ótimas e como eu li em e-book, marque várias e só coloquei algumas aqui (sim tinha mais) porque tinha que colocar rs rs não pude escolher só uma! 
Abraços, 
Antonio

4 comentários:

  1. Oie :)

    Preciso ler Insurgente o mais rápido possível porque estou morrendo de vontade de saber o que aconteceu com a minha Tris, abraços !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ela tá um saco nesse livro! Muito chata!
      Abraços

      Excluir
  2. Oi Antonio.
    Não li a resenha, porque Divergente é o próximo livro que vou comprar então.... ja sabe né?

    Mais vim deixar meu comentário de sempre ahhaha

    Fica com Deus!
    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, spoiler não é legal, mas espero que goste de Divergente, pois é um livro muito bom mesmo!
      Sempre seu comentário hahahah Eu vou começar a retribuir mais vezes kkkkkkkkkkk é que sabe como é, sem meu computador, sem 25 horas de internet por dia! triste isso kkk
      Abraços

      Excluir

 

Visitantes