sábado, 14 de setembro de 2013

Resenha - A Maldição do Titã (Projeto Regressando ao Olimpo #3)

Bem pessoal, depois de muito tempo sem postar uma resenha eu venho trazer para vocês a resenha da última leitura de Agosto! Então, dando continuidade ao projeto....  

  

Informações Técnicas 

Nome original: The Titan's Curse
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Nota: 5/5

Sinopse 


Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. 

Minha Opinião 

Se Rick Riordan manteve o padrão nos dois primeiros livros, nesse, ele quebra totalmente o paradigma. Podemos dizer que é aqui que a bomba vai explodir. Teremos conhecimento real de que uma guerra mais para frente é inevitável. E tudo isso no bom estilo Riordan de escrever. 

Quando eu fui reler "A Maldição do Titã" eu não entedia bem porque todos o achavam o preferido dos 3 primeiros, agora eu sei. Por mais que o autor mantenha seu estilo de escrita, com sua narrativa ágil e incrível, que não faz você querer largar o livro, ele traz mais informações ao enredo - tão bem escrito e que faz você se sentir fazendo parte da história - que compõe a série geral. É aqui que a guerra "começa" e temos um lampejo de ideia de como essa pode ser perigosa.  

O livro é repleto de ação, para todos os gostos, sem também dispensar o leve humor aplicado à narrativa. Uma coisa que eu gostei na escrita do autor (e que eu já citei em outras resenhas) é que ela acompanha Percy, justamente por ser em primeira pessoa, nesse livro conseguimos sentir o seu amadurecimento, não é mesma coisa do primeiro livro, é um Percy mais velho e (um pouco) menos idiota. 

Vale ressaltar que esse também é um livro denso, tem cenas fortes, porém, essas são tratadas com a maestria do autor somada ao toque eufemista do infanto-juvenil, fazendo você não ficar horrorizado com as mesmas, nem também muito triste, mas sim tocado por elas. 

No quesito edição, sem comentários. A Intrínseca arrasa em qualquer livro publicado, e com esse não poderia ser diferente. Só tenho uma crítica: a tradução do sobrenome da personagem Zöe. Na versão em inglês, o sobrenome é Nightshade, porque não mantiveram? Porque colocaram "Doce - Amarga"? Não tem nada a ver!! Poxa, temo Jackson, Chase... porque não mantiveram o Nightshade e deixaram o nome da menina direito. 

O livro no geral é incrível. É sim melhor que os outros pois você já está habituado ao mundo e ao mesmo tempo vê diversas aventuras e conflitos novos, numa trama diferente, que não cai muito na mesmice e é muito bem construída. Esse, dos 3 primeiros livros, é, disparado, o melhor.  


Na outra resenha, eu cheguei a comentar que eu falaria sobre a "Fórmula Riordan", que muitos de vocês já devem ter visto ou pensado, funciona assim (ao meu ver): O Rick pega um número de livros e coloca numa série, depois insere, dentro dos livros um conflito único, que englobe a todos. Em cada um desses livros, Rick coloca um único conflito, que começara naquele livro e terminara no mesmo. Ao longo do mesmo conflito, ele coloca outros, porém pequenos e de duração rápida, que é o caso dos monstros  Isso tudo, eu percebi a partir dos livros de mitologia grega do autor, não vi como ele faz com "As Crônicas dos Kane". Só posso concluir que essa fórmula tem dado certo e o autor escreve livros ótimos, que por mais que possam ser parecer são únicos e diferentes uns dos outros.   

"-Duzentos e vinte e um metros de altura - disse eu. - Construída na década de 1930. 
-Trinta e cinco bilhões de metros cúbicos de água - continuou Thalia. 
Grover suspirou. 
-O maior projeto de engenharia dos Estados Unidos. 
Zöe nos fitou. 
-Como vós sabeis disso tudo? 
-Annabeth - expliquei. - Ela gostava de arquitetura. 
-Era louca por monumentos - afirmou Thalia. 
-Despejava informações em cima da gente o tempo todo - fungou Grover. - Uma chatice. 
- Queria que ela estivesse aqui - disse eu." 
Melhor diálogo sobre uma barragem que eu já vi na vida.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado e não deixem de comentar o que vocês acharam! 
Abraços, 
Antonio

4 comentários:

  1. Oie :)

    Preciso ler algo do Rick urgentemente antes que eu dê um surto, sua resenha ficou simplesmente diva parabéns por ressaltar tão bem os inúmeros aspectos do livro !! abraços :)

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Adorei este livro, excelente!
    Como o restante da série né? rsrsrsrs'
    Só falta o último livro para que eu termine toda a série.
    Ótima resenha! Aonde conseguiu esses marcadores lindosssssssssss?

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Adorei a resenha, muito bem construída!
    Vim avisar que indiquei seu blog para a tag The Versatile Blogger Award: http://maniacompulsivaporlivros.blogspot.com.br/2013/09/tagselo-versatile-blogger-award.html
    Beijão...

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo em destaque.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

 

Visitantes