sábado, 28 de setembro de 2013

Resenha - O Último Olimpiano (Projeto Regressando ao Olimpo #5)

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Eu sei que estou fora do blog já a um tempinho e também não dei muito sinal de vida. O motivo dessa minha ausência é que: está difícil conciliar escola, blog e leituras. Eu já li bastante esse mês e estou muito atrasado com resenhas (acho que tenho umas 5 para escrever) e também eu estou passando por transição entre uma semana de provas e outra de testes. Por isso eu decidi que vou deixar pelo menos a parte do "minha opinião" escrita e ao longo da semana eu tento arranjar um tempinho para preparar os posts, tudo bem? Hoje eu trago a resenha de mais um livro do meu projeto e vamos lá!

 

Informações Técnicas 

Nome original: The Last Olympian                           
Autor: Rick Riordan 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 384
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos 
Nota: 5/5

"O fim do mundo começou quando um pégaso pousou no capô do meu carro." - Jackson, Percy

Sinopse 

Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã.

Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.

Nesse quinto e último livro da série, o combate se acirra e o mundo que conhecemos está prestes a ser destruído. O destino da civilização está nas mãos do semideus anunciado na antiga profecia, e Percy está perto de completar dezesseis anos – a dúvida é: o herói será ou não capaz de tomar a decisão correta?

" - É ele - eu disse. - Tifão. 
Eu espera sinceramente que Quíron retrucasse algo positivo, do tipo: Não aquele é o nosso enorme amigo Leroy! Ele vai nos ajudar! Mas isso não aconteceu. Ele simplesmente assentiu. 
- O monstro mais terrível de todos, a maior ameaça isolada que os deuses já enfrentaram. Ele finalmente foi libertado de sob a montanha. [...]"

Minha Opinião 

Como vocês já puderem ver pela sinopse, esse é o último livro da série PJO e Rick Riordan conseguiu construir um eletrizante, incrível e apaixonante final. O livro inteiro, de cabo a rabo, é recheado de aventura. É ação a todo momento, esse livro não tem um "capítulo de descanso", todo capítulo tem alguma coisa acontecendo e você tem estar pronto para embarcar nessa história, pois ela passa muito rápido, com uma escrita ágil entretanto com uma avalanche de informações.

Riordan conseguiu medir muito bem tudo nesse livro. Colocou a dose certa de aventura, a dose certa de drama, a dose certa de guerra e a dose certa de momentos mais felizes. A princípio, pelo menos para mim, o desfecho da problemática da trama - Cronos - foi um pouco confuso, porque são acontecimentos bem rápidos e meio que amontoados no mesmo momento (porém todos são necessários), contudo, todavia, entretanto, ao ler pela segunda eu pude entender melhor não só o que aconteceu mas sim o porque daquilo acontecer, eu achei bem legal o final que o autor colocou para essa incógnita.

"Cronos brandiu a foice e cortou o mastro de uma bandeira ao meio. As cores do Brasil vieram abaixo sobre o exército, esmagando uma dracaena."
(Brasil destruindo exércitos de titãs gregos desde 2009)


Agora eu preciso dizer que o final final - digo, exatamente as última páginas - é incrível! Muito divertido, num clima família, feliz, igual a um final de novela. O único problema nesse final é que ele deixa uma saudade muito muito grande da história rs rs rs mas, paciência né! 

A narrativa do autor nesse livro é espetacular, ele junta elementos de suas outras narrativas com os elementos principais do livro - a guerra. O resultado disso foi uma narrativa ágil, com um enredo super bem construído, todas as pontas soltas são amarradas, as personagens são extremamente cativantes e o autor (de sacanagem) cria um pretexto para dar um pontapé em sua nova série, ou seja, ao mesmo tempo que você fica com saudades dos momentos passados com esses livros, você morre de ansiedade para saber o que Rick Riordan ainda vai aprontar. 

Bem pessoal, eu acho que o autor não poderia ter dado final melhor para esta série. É um final cativante, de uma série muito incrível (e muito bem escrita). Acho que todos que gostaram dos 4 primeiros livros vão amar esse final e caso você não tenha começado a ler essa série, está esperando o quê? Corre!!! Depois disso eu posso dizer só uma coisa: Eu quero morar no Acampamento Meio Sangue! Eu quero! Eu quero! Eu quero! hahahahaha Mas o Projeto ainda não acabou, ainda tem muito mais por vir, por isso, fiquem ligados! 
Espero que tenham gostado e me contem o que acharam desse final, se queriam algo diferente, se estão motivados a lerem essa série... 
Abraços, 
Antonio

"Eu adoro Nova York. Você pode sair do Mundo Inferior no Central Park, pegar um táxi, descer a Quinta Avenida com um cão infernal gigante saltitando atrás de você, e ninguém nem olha achando esquisito."

2 comentários:

  1. Tenho até vergonha de falar que nunca li Percy Jackson
    porque é o tipo de livro que eu adoroo
    mass já estou providenciando os livros (tem uma promoção superr boa no site do submarino) e assim que chegar vou começar minha leitura
    bjus
    Isis
    minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li todas a série de PJO, gosto muito. E tbm gostei muito da sua resenha, concordo praticamente com tudo q disse.

    Beijos & Queijos

    reading-all-the-time.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 

Visitantes